domingo, 29 de maio de 2011

Terapia do Balde: Pais se encantam com o banho de balde, ofertado aos bebes na Maternidade Dona Catarina Kuss

Algumas coisas simples são tão boas que é difícil acreditar que possa ser verdade.

O banho do bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora – ou seja, muito choro. Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos. A partir dessa constatação, obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê recém-nascido (até os seis meses de idade) uma transição tranqüila do útero para o mundão. “É como um miniofurô: os bebês ficam em posição fetal, submersos do pescoço para baixo, e relaxam automaticamente”, segundo Ana Cristina, parteira do GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa).

Os benefícios são inúmeros e podem ser sentidos no primeiro momento da terapia. O bebê se acalma, melhora o fluxo respiratório, diminui o estresse no ambiente hospitalar, fortalece a imunidade, aumenta o apetite, melhora qualidade de sono e melhora a higiene do bebê, Os bebês, dentro do balde, adaptam-se facilmente à posição fetal e permanecem calmos e relaxados. O plástico usado é transparente, para facilitar a visualização do bebê. De tão relaxados, alguns pegam no sono ali mesmo

Colocar a quantidade ideal de água que possibilite ao bebê estarem com o rosto para fora da água, com temperatura entre 37°e 38°graus. Os banhos não devem ser muito prolongados, o tempo ideal seria 20minutos. Se estiver muito frio pode-se entrar com o bebê na água enrolado a uma toalha fina ou um tecido que podem ser retirados após a imersão.

Depoimento de um Papai, sobre o banho de balde:

"Quando nos falaram em banho de balde achamos muito estranho, mas novas experiências são sempre bem vindas, até vermos nosso bebê mergulhado não estávamos entendendo nada, ficamos maravilhados com a técnica simples barata e eficientíssima, nosso bebê adorou e logo dormiu muito bem..." (Papai Pedro)

Por: Beth Tauscheck - Enfermeira

Um comentário: