segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROGRAMA RÁDIO MATERNIDADE DATA: 09/04/2010

No programa do dia 09/04/2010, contamos com a participação especial dos profissionais de Educação Física:

Prof. Ms Daniel Rogério Petreça

Prof. Ms Gilson Brum

Todo o tema discorrido está transcrito abaixo.

TEMA: ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTE

Quando uma gestante como começar a praticar atividade física?

Muitas mulheres têm a ideia de que ao ficar gestante, como a atividade física fazem bem, iniciam exercícios físicos sem grandes preocupações, o que pode ser muito perigoso. Lembre-se que apenas seu médico pode lhe informar real estado de saúde em que você se encontra, se ele lhe permitir o vai fazer provavelmente após o 3º mês de gestação.

O início de um programa de atividade física na rotina diária de uma gestante vai depender de quanto tempo ela já vinha praticando antes de estar grávida; mulheres que já praticavam não há razão para suspender, contudo, certifique-se que seu estado de saúde esteja satisfatório a fim de que não traga riscos à sua saúde e, principalmente ao seu bebê.

Lembre-se apenas seu médico pode lhe dar autorização.

Por que a atividade física é tão importante para a gestante?

Ao iniciar um programa de atividade física a gestante não deve estar em busca de um aumento do condicionamento físico, mas sim da manutenção das aptidões físicas relacionadas à saúde como: flexibilidade, força, cardiorrespiratória, composição corporal.

Numa gestação normal, o exercício é benéfico para a mãe, para o desenvolvimento fetal, e para o suprimento de leite na amamentação. Alguns médicos citam a ocorrência bem menor de complicações pós-parto nas mulheres que seguiram um programa regular de exercício durante a gestação. O trabalho de parto fica muito facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de esporte ou exercício, principalmente da musculatura abdominal.

Faça atividade física, mas tenha cuidados.

Deve-se entender que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes.

A gestação não significa uma contra-indicação absoluta para exercícios físicos, desde que estes já estejam dentro de sua rotina de vida, porém deve-se ter o bom senso de praticá-los com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário